YouTube Stories vão ser encerrados em Junho

YouTube Stories vão ser encerrados em Junho

O YouTube encontra-se a confirmar o fim dos Stories… pelo menos na sua plataforma. A empresa confirmou que a funcionalidade de Stories vai ser retirada da plataforma a 26 de Junho de 2023, com o foco a ser dado para outras áreas, como os Shorts.

De acordo com a empresa, os criadores de conteúdos vão começar a ser notificados nos próximos dias para o encerramento das Stories do YouTube, através do YouTube Studio.

As Stories foram uma funcionalidade replicada por várias plataformas sociais nos últimos anos, como forma de dar um meio dos criadores de conteúdos e utilizadores em geral partilharem conteúdos rápidos e temporários. No entanto, a sua tendência nem sempre positiva para todas as plataformas – apesar de ainda se manter bastante ativa em plataformas como o Instagram, a aceitação no YouTube era relativamente mais pequena.

Com isto, não será de admirar que a plataforma de vídeos venha agora a confirmar o seu encerramento, dando assim mais destaque para outros conteúdos que tenham relevo para os utilizadores, nomeadamente os Shorts.

Youtube stories

O YouTube não foi a única plataforma a tentar o seu formato de Stories. Também o Twitter e até a Netflix experimentaram com este formato durante algum tempo, embora também o tenham descontinuado, possivelmente devido à baixa interação dos utilizadores.

De relembrar que os YouTube Stories foram lançados em 2018, inicialmente para criadores com mais de 10,000 subscritos, antes de ter sido aberto para todos. Tal como nas restantes plataformas, as Stories do YouTube eram automaticamente eliminadas ao fim de um período de tempo, sendo que a empresa acreditava que estas poderiam permitir uma maior interação entre criadores e a sua comunidade.