Apple Maps vai finalmente receber modo offline
A Apple revelou o Apple Maps em 2012, como uma alternativa ao então popular Google Maps. Apesar dos contratempos iniciais, a plataforma tem vindo a melhorar, mas ainda existem algumas tarefas que deveriam ser consideradas “básicas” que a Apple não integrou.
Depois de quase uma década, o Apple Maps vai finalmente começar a receber suporte para mapas offline, permitindo aos utilizadores descarregar um mapa enquanto estejam numa ligação, para usarem posteriormente os dados em formato “offline”.
Isto pode ser útil para quem pretenda poupar dados móveis ou espere aceder a locais onde o acesso à internet seja complicado. A novidade vai chegar para iOS 17, iPadOS 17, e watchOS 10 até ao final deste ano.
Os utilizadores poderão escolher uma região a descarregar do mapa, guardando toda a informação de forma local. Desta forma, é possível mais tarde retomar o acesso ao mapa, mesmo sem uma ligação à Internet.
Os trajetos podem continuar a funcionar neste modo, no entanto, como era de esperar, algumas funcionalidades que necessitam do acesso em tempo real à Internet não vão estar disponíveis – como é o caso da previsão de trânsito, entre outras.
Esta funcionalidade não será algo estranho para quem use o Google Maps, tendo em conta que é algo que se encontra na plataforma rival praticamente desde que foi lançada. Ainda assim, para quem use o Apple Maps de forma regular, será um extra bem vindo.
Para além desta novidade, a nova versão do Apple Maps chega ainda com algumas melhorias, como é o caso da capacidade de localizar postos de carregamento para veículos elétricos, analisando o estado dos mesmos em tempo real.