Baidu afirma que a sua Inteligência Artificial é melhor que o ChatGPT
Quando a OpenAI começou a ganhar destaque pelo ChatGPT, várias empresas correram a tentar aproveitar a mesma ideia. A empresa chinesa Baidu foi uma delas, tendo lançado pouco tempo depois o Ernie.
Esta tecnologia, na altura da sua revelação, foi considerada bastante inferior às ofertas existentes da OpenAI e até da Microsoft. No entanto, de acordo com o China Science Daily – um portal associado com o governo da China – o novo Ernie 3.5 possui pontuações superiores ao que se encontra no ChatGPT atualmente.
Segundo a Baidu, o novo modelo do Ernie conta com várias melhorias que o tornam mais rápido e eficiente nas respostas comparativamente ao modelo que a OpenAI usa no ChatGPT. Além disso, a empresa refere ainda que este seu novo modelo pode obter resultados mais económicos para as entidades, e é capaz de criar textos mais longos e precisos comparativamente às alternativas.
A OpenAI não deixou qualquer comentário relativamente a esta indicação da Baidu. Mas de notar que o Ernie não é a única tecnologia de IA que existe atualmente no mercado, nem o ChatGPT. Também a Google começou a investir nesta área com o Google Bard, e a Meta com o modelo LLaMa, ou até mesmo a Apple, que apesar de ainda não ter revelado nada em concreto, os rumores indicam que também se encontra atenta para tal.