ChatGPT pode revelar chaves de ativação do Windows 10 e 11
A Inteligência Artificial tem vindo a ser usada para vários fins, mas parece que existem alguns que podem não cair bem em todas as empresas – sobretudo se for a Microsoft.
Recentemente, foi descoberto quem usando certos pedidos diretamente o ChatGPT, é possível fazer com que o mesmo seja capaz de indicar chaves do Windows 10, 11 e até de versões mais antigas, como o Windows 7.
Vários utilizadores no Twitter encontram-se a reportar que, pedindo ao ChatGPT para contar uma história, é possível fazer com que o mesmo recite algumas chaves do Windows para ativação do sistema.
Estas chaves parecem estar a funcionar corretamente para alguns utilizadores, mas parecem tratar-se de chaves genéricas do sistema, que possivelmente apenas permitem a ativação durante o processo de instalação – e não vão ser aceites caso os utilizadores tentem usar em sistemas ativos ou ligados à internet.
Ao mesmo tempo, o ChatGPT alerta que as chaves usadas para a “história” são fictícias e não vão funcionar para a ativação do sistema. Ainda assim, existe quem parece estar a conseguir usar as mesmas para ativação.
Existem utilizadores que, com o mesmo pedido, parecem estar a conseguir aplicar medidas similares também para chaves de versões mais antigas do Windows, como o Windows 7. Existe também que esteja a conseguir a mesma tarefa via o Google Bard.
É importante relembrar que o Windows possui chaves genéricas usadas para ativações do sistema, em diferentes ambientes. Estas encontram-se até mesmo no site da Microsoft.
No entanto, estas chaves não são usadas como chaves de ativação do Windows em geral, sendo para efeitos de validação e instalação apenas em alguns ambientes.