China demonstra-se aberta para aceitar tecnologias de IA dos EUA

China demonstra-se aberta para aceitar tecnologias de IA dos EUA

Pela primeira vez em quase quatro anos, Bill Gates realizou uma visita oficial à China, onde se encontrou com o presidente Xi Jinping. Durante este encontro, terão sido discutidos alguns temas, entre os quais alguns relacionados com Inteligência Artificial.

De acordo com Bill Gates publicou no seu blog Gates Notes, os dois terão discutido sobre diferentes temas que afetam o planeta, mas também terão partilhado algumas ideias sobre a IA. Apesar de estas ideias não terem sido reveladas no blog de Bill Gates, fontes do portal Reuters afirmam que os dois terão discutido a possibilidade de tecnologias de IA dos EUA serem lançadas na China.

Segundo as fontes, Xi Jinping terá indicado a Bill Gates que a China encontra-se aberta a receber tecnologias de IA dos EUA. Num dos exemplos, o ChatGPT atualmente não se encontra bloqueado na China, mas a OpenAI encontra-se a bloquear os utilizadores chineses de usarem a plataforma.

Em parte, este bloqueio encontra-se aplicado devido às medidas bastante restritivas que as autoridades chinesas aplicam na internet local – sobretudo a nível de censura. Caso a OpenAI abra o ChatGPT para a China, teria certamente de se guiar pelas leis locais, o que poderia implicar a aplicação de censura nos conteúdos das respostas.

Ao mesmo tempo, também plataformas como o Google Bard não se encontram disponíveis na China, exatamente pelos mesmos motivos. As autoridades chinesas poderiam forçar estas entidades a terem de aplicar medidas para limitar as discussões associadas com ideias politicas ou que vão contra o regime.

Mesmo que o presidente da China esteja aberto a que tecnologias dos EUA sobre IA venham a ser lançadas no pais, isso abre possíveis problemas que as entidades que o pretendam realizar terão de ultrapassar – e que podem ser consideravelmente difíceis de aplicar.

Para já, não existem planos de tanto o ChatGPT como Bing Chat, ou até o Google Bard, serem lançados na China.