Dois suspeitos detidos na Polónia por manterem serviço de ataques DDoS por encomenda
As autoridades da Polónia confirmaram, durante o fim de semana, ter apreendido dois suspeitos de correrem um serviço de ataques DDoS por contrato, que estaria ativo desde finais de 2013.
De acordo com as autoridades locais, os suspeitos foram detidos como parte de uma operação global, sobre o nome de PowerOFF, que teria como objetivo encerrar plataformas online que permitem a compra de ataques DDoS em larga escala, e que permitem lançar os mesmos contra diferentes alvos.
Muitos serviços deste género são propagados como plataformas de stress para redes em controlo dos clientes, mas não aplicam medidas para impedir que esses ataques sejam feitos contra outras plataformas – basicamente, favorecem a criação de ataques em larga escala contra diferentes alvos, usando esse ponto de “stress” das redes como meio de venda.
A operação contou com a ajuda da Europol e várias agências de segurança internacionais, que levaram à detenção de dois suspeitos de correrem as operações, bem como a diversas buscas e apreensões de materiais usados para o processo.
As autoridades afirmam ainda ter obtido detalhes de quase 35.000 contas de utilizadores que usavam estes serviços, 76.000 registos de login e 320.000 endereços de IP associados aos mesmos. Foram ainda apreendidos vários conteúdos associados com planos de ataques DDoS a realizar por vários clientes, com os valores dos mesmos.
Os domínios associados com o serviço de venda dos ataques DDoS foram igualmente colocados em controlo das autoridades, e encontram-se atualmente a mostrar uma imagem de que o domínio foi apreendido como parte da operação.