Dropbox Dash pretende ajudar a encontrar os ficheiros em qualquer serviço Cloud

Dropbox Dash pretende ajudar a encontrar os ficheiros em qualquer serviço Cloud

A Dropbox é uma das várias plataformas cloud no mercado, que permite aos utilizadores terem os seus ficheiros acessíveis de forma segura em qualquer lugar. No entanto, de nada adianta ter os ficheiros na cloud se depois, para os encontrar, o processo é mais complicado.

A pensar nisso, a empresa revelou hoje algumas novidades, focadas para ajudar os utilizadores a encontrarem o que realmente pretendem das suas plataformas cloud. E o mais interessante será que, esta nova ferramenta, não se foca apenas na Dropbox, mas sim em várias outras plataformas cloud existentes no mercado.

O Dash trata-se de um “motor de pesquisa” pessoal, que usa inteligência Artificial para ajudar os utilizadores a encontrarem os seus ficheiros, independentemente da plataforma onde estes se encontram. A plataforma permite realizar a pesquisa inteligente em serviços como o Google Workspace, Slack, Asana, Trello, Outlook, Salesforce, Airtable, JIRA, entre outros.

A Dropbox afirma que esta nova funcionalidade será fundamental para ajudar os utilizadores a pouparem tempo, evitando terem de alternar entre diferentes plataformas e serviços. A partir de um único ponto, podem ter acesso a todos os seus conteúdos e encontrar aquele que realmente pretendem.

Esta plataforma surge depois da Dropbox ter adquirido a empresa Command+E, que se focava exatamente em desenvolver uma aplicação que permitia tarefas similares. Neste caso, o Dash surge com a integração de IA para ajudar os utilizadores a encontrarem realmente aquilo que pretendem.

Basta começar a escrever o nome do ficheiro, e o Dash vai apresentar sugestões com base no mesmo. No entanto, para que isso funcione, os utilizadores necessitam primeiro de integrar todas as suas plataformas cloud no serviço – que embora apenas tenha de ser feito uma vez, será um processo algo moroso inicialmente.

Dropbox Dash encontra-se atualmente disponível em formato beta, sendo que os interessados necessitam de se registar para poderem entrar na lista de espera. Caso sejam aceites, deverão receber mais informações nos seus emails de como proceder.

A empresa garante que, no futuro, espera integrar mais IA no serviço, tendo dado como exemplo a capacidade dos utilizadores colocarem questões para terem as respostas fornecidas com base nos conteúdos dos diferentes serviços.