Existe uma ferramenta que engana sistemas para identificar textos escritos por IA
Por esta altura, a Inteligência Artificial está mais acessível que nunca, existindo centenas de aplicações diferentes que prometem criar conteúdos usando a mesma. O ChatGPT é apenas um exemplo, que rapidamente se tornou popular para a recolha e criação de conteúdos rápidos.
No entanto, isto também leva a alguns problemas, sobretudo quando esses conteúdos são usados para fins menos apropriados, como é o caso de realizar automaticamente trabalhos escolares. Felizmente, existem ferramentas como o ZeroGPT, que permitem identificar quando algum conteúdo pode ter sido escrito por IA.
Isto é possível visto que todos os conteúdos criados via IA possuem um certo “padrão” invisível, que embora seja indetetável para a maioria dos utilizadores, é rapidamente compreendido pelas máquinas. As ferramentas que detetam este género de conteúdos criados artificialmente, por norma, tentam usar esses padrões e reconhecer se os mesmos existem num determinado texto.
Na verdade, hoje em dia, é bastante simples de encontrar e identificar conteúdos escritos por IA. Em menos de 10 segundos é possível validar se um conteúdo foi escrito por humanos ou não.
No entanto, tal como existem truques para criar os conteúdos artificialmente, também existem para enganar os sistemas que os identificam. Um dos exemplos encontra-se na ferramenta “Paraphraser“, que como o nome indica, permite converter um excerto de texto, colocando-o de forma diferente do original.
Esta ferramenta permite que os utilizadores escolham um pedaço de texto, e o possam rapidamente reformular, para manter o sentido, mas alterando o conteúdo. Isto faz com que, mesmo conteúdos criados por IA, possam rapidamente deixar de ter o padrão que permitia a identificação como tal.
Estes géneros de ferramentas não são perfeitas, mas, ao mesmo tempo, criam uma camada de problemas para quem necessite de usar estes sistemas de identificação de conteúdos criados por IA. Torna-se bastante mais simples criar os conteúdos, e também aplicar medidas para evitar que estes sejam identificados, enquanto se reduz o trabalho propriamente dito para os criar.