Gmail vai permitir encontrar mais rapidamente mensagens

Gmail vai permitir encontrar mais rapidamente mensagens

Durante o seu evento Google I/O, foram reveladas várias novidades focadas em Inteligência Artificial para as plataformas da Google. Entre estas encontra-se o Gmail, que também recebeu melhorias como a capacidade de escrever automaticamente textos com a funcionalidade “Help me Write” – usando o poder do Bard para a tarefa.

No entanto, agora a Google parece focada em usar a IA para outro fim, nomeadamente para ajudar os utilizadores a encontrarem os conteúdos que procuram mais facilmente e rapidamente.

A pensar nisso, agora a empresa revelou a nova secção “Top Results” para o Gmail, que basicamente, apresenta os resultados das pesquisas dos utilizadores que a empresa considera serem os mais adequados para os termos usados.

Nova pesquisa do Gmail em smartphone

A ideia será usar a IA para ajudar os utilizadores a encontrarem os conteúdos que realmente pretendem, invés de irem apenas pela pesquisa tradicional por todos os emails da caixa de entrada.

Com este sistema, a Google espera que a pesquisa seja consideravelmente melhorada, e que possa ajudar a produtividade dos utilizadores em geral. Apesar da pesquisa atual do Gmail funcionar, ainda pode ser consideravelmente lenta para se encontrar o que realmente se pretende – a menos que se tenha a paciência de usar os filtros.

Segundo a Google, esta novidade era algo que os utilizadores do Gmail tinham vindo a pedir à empresa faz bastante tempo, e espera-se que venha a melhorar consideravelmente a experiência de uso da plataforma.

Esta novidade vai começar a ficar disponível para os utilizadores do Gmail no Android e iOS, incluindo para quem tenha contas Workspace. Espera-se que venha a ser integrado também na web durante as próximas semanas.