Google acusa Microsoft de práticas anticompetitivas no mercado cloud

Google acusa Microsoft de práticas anticompetitivas no mercado cloud

A Google e a Microsoft encontram-se novamente nos tribunais, agora por alegadas práticas da Microsoft no mercado cloud.

A Google terá avançado com uma queixa junto da FTC, nos EUA, contra a Microsoft, alegadamente pela empresa abusar da sua posição no mercado para reter os clientes na sua plataforma Cloud.

Segundo o portal The Information, a queixa da Google indica como a Microsoft terá abusado da sua posição para manter e forçar os clientes para as suas próprias soluções cloud, prejudicando as entidades rivais. A acusação aponta ainda que a Microsoft terá usado termos específicos dos contratos do Office 365 para manter os clientes presos no seu ecossistema e no Azure.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft enfrenta problemas com as autoridades pelos termos da sua plataforma. O ano passado a empresa foi forçada a alterar os termos de serviço depois de uma queixa com mais de três anos na Europa. Nesta mudança, a empresa foi forçada a tornar mais flexível a possibilidade de os clientes terem a capacidade de transferir os conteúdos dos seus softwares.

Também no início deste ano a Comissão Europeia tinha deixado a indicação que estaria a realizar uma investigação sobre as práticas da Microsoft Azure.

Existem ainda acusações de que a Microsoft estaria a obter acesso privilegiado a várias informações das plataformas rivais, com vista a melhorar as suas ofertas para cativar os utilizadores.

De momento a empresa ainda não deixou comentários relativamente a este caso.