Google começa a disponibilizar novos filtros para pesquisa na web
Se aceder ao Google hoje, é possível que note algumas diferenças no motor de pesquisa, sobretudo se aceder via desktop. A empresa começou a disponibilizar um novo design para o sistema de filtros da página de pesquisa.
Normalmente, no topo da página de resultados, junto ao local onde os utilizadores podem escrever o termo, encontram-se uma secção onde é possível escolher se a pesquisa é feita na web, por imagens, noticias, entre outros.
Esta secção agora encontra-se com um novo formato, que vai adaptar-se aos termos que os utilizadores pesquisarem, permitindo facilitar a tarefa de se encontrar o que realmente pretende.
Este novo design tinha começado a surgir primeiro em dispositivos móveis, em meados de dezembro, mas finalmente começa agora a chegar também a desktop.
No final, a ideia da Google será tornar a pesquisa mais simples, adaptando a mesma ao que os utilizadores possam realmente pretender encontrar. Invés de colocar apenas uma barra de filtros genérica, este novo formato irá adaptar-se aos termos que sejam pesquisados, colocando mais relevo em áreas que seja importantes.
Por exemplo, se pesquisar por um destino de viagem, o Google pode colocar em primeiro lugar a indicação dos Mapas ou do Google Viagens, invés de limitar apenas à pesquisa da Web e de Imagens.
Esta novidade encontra-se a ser disponibilizada de forma gradual, portanto ainda pode demorar alguns dias a chegar a todos os utilizadores. Caso não verifique a mesma, tente realizar a limpeza da cache do navegador – e certifique-se que possui a conta da Google ativa no navegador.