Google processa empresário por esquema de falsas reviews

Google processa empresário por esquema de falsas reviews

A Google encontra-se a avançar com um processo contra um individual, que se acredita ter usado a plataforma da empresa para correr um esquema de reviews falsas.

Ethan QiQi Hu encontra-se a ser acusado pela Google de criar centenas de perfis de empresas falsos, no sentido de vender esquemas de falsas reviews usando a plataforma da Google para tal, e tirando proveito dos mesmos.

O suspeito é acusado de ter criado falsos perfis de empresas na Google, que depois eram adulterados com reviews positivas. Os negócios não existiam na realidade, mas Hu vendia os perfis posteriormente aos interessados, que teriam assim uma plataforma pronta a ser usada com reviews positivas.

Ao mesmo tempo, quando Hu se encontrava a realizar a venda dos perfis, prometia ainda às pequenas empresas e empresários tarefas impossíveis de o mesmo realizar, como é o caso de garantir as primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google.

Este esquema funcionava tendo em conta que os consumidores usam o Google como forma de avaliarem as empresas para onde pretendem comprar produtos ou serviços. Com isto, a empresa afirma que se encontra a trabalhar com as autoridades a nível mundial para garantir que as reviews e promessas deixadas pelas empresas na sua plataforma são verdadeiras – e isto inclui combater este género de esquemas.