Linux Mint 21.2 cada vez mais perto de ficar disponível

Linux Mint 21.2 cada vez mais perto de ficar disponível

O Linux Mint encontra-se a preparar para dar o próximo grande passo no seu desenvolvimento, chegando na sua nova versão.

Clem Lefebvre, responsável pelo projeto do Linux Mint, revelou que o ciclo de desenvolvimento do Linux Mint 21.2 encontra-se agora fechado, sendo que a versão beta final do Linux Mint 21.2 deve chegar durante os próximos dias, e eventualmente a versão estável será fornecida nas semanas posteriores.

Neste momento ainda não se encontra nenhuma imagem Beta da distribuição visível no site da plataforma, mas espera-se que isso venha a acontecer muito em breve, ficando depois a mesma disponível para os primeiros utilizadores experimentarem. Caso tudo corra conforme os planos, a versão estável final deve chegar nas semanas seguintes à Beta ficar acessível.

Lefebvre confirmou que a distribuição Xfce do Linux Mint vai chegar com o Xfce 4.18. O XDG Desktop Portal também foi adicionado na versão Cinnamon, MATE e Xfce, permitindo aos utilizadores um maior controlo do modo escuro sobre o sistema e as aplicações no mesmo.

A aplicação do Gestor de Software também foi fortemente redesenhada nesta nova versão, ficando mais simples de usar e apelativa para os utilizadores. Deve ainda contar com suporte para um novo algoritmo de apresentação das apps, e a pesquisa será mais inteligente, trazendo resultados que sejam mais adequados ao que os utilizadores procuram.

No final, espera-se que esta nova versão venha a contar com várias melhorias, que devem melhorar também a experiência de utilização em geral. O upgrade para esta nova versão deve também ser relativamente simples, usando o novo gestor de atualizações, sobretudo para quem já se encontre na versão 21 do Mint.