Meta revela como a IA ajuda a escolher os conteúdos da timeline dos utilizadores
A Meta aplica sistemas de algoritmos para apresentar os melhores conteúdos para cada utilizador nas suas plataformas, seja o Facebook ou o Instagram. Apesar de os conteúdos parecerem algo “aleatórios”, na verdade cada timeline é personalizada com base nos gostos de cada utilizador – incentivando os mesmos a permanecer na rede mais tempo.
Os algoritmos usam também Inteligência artificial para criarem as suas escolhas, e agora a Meta decidiu deixar mais detalhes sobre como estes sistemas funcionam dentro das plataformas da empresa.
A Meta revelou um conjunto de 22 cartões, demonstrando como os sistemas de ranking de conteúdos do Facebook e Instagram são processados, e como a IA e os algoritmos influenciam aquilo que os utilizadores podem acompanhar na plataforma.
Por exemplo, para a timeline principal do Facebook, a Meta afirma que usa IA para classificar os conteúdos de amigos, familiares e páginas que os utilizadores sigam, dando destaque a esses conteúdos.
Ao mesmo tempo, a empresa também revelou que os utilizadores podem, de certa forma, controlar o que aparece na timeline. Tanto o Facebook como Instagram contam com ferramentas que permitem ajustar os conteúdos que devem surgir mais ou menos no feed.
A empresa revela ainda que se encontra a desenvolver um novo sistema que vai permitir aos utilizadores melhorarem as recomendações de Reels dentro do Instagram, marcando aqueles que estes considerem como não sendo relevantes para os seus gostos.
Apesar dos algoritmos da maioria das plataformas serem algo proprietário e escondido das mesmas, a Meta tem vindo a divulgar mais informações sobre como o seu funciona, na ideia de ser também mais transparente para os utilizadores finais sobre os conteúdos que aparecem nas suas timelines.