Meta vai começar a dar controlo sobre tracking em diferentes plataformas
A Meta encontra-se a preparar para mudanças na forma como pode recolher e processar os dados de utilizadores das suas diferentes plataformas, e sobre como essa informação é partilhada entre todas as partes.
De acordo com a Federal Cartel Office (FCO) da Alemanha, a Meta vai introduzir uma nova funcionalidade no Centro de Contas que permitirá aos utilizadores controlar os dados partilhados entre as plataformas e sites, nomeadamente o WhatsApp e Instagram.
Ainda se desconhecem detalhes sobre como este sistema irá funcionar, mas a ideia será impedir que a Meta possa partilhar informações de uma das suas plataformas com as restantes, seguindo a ideia de mais privacidade para os utilizadores. No entanto, esta medida tem os seus pontos negativos a nível de funcionalidades, já que algumas poderão ser afetadas – como é o caso da capacidade de partilhar automaticamente conteúdos em diferentes plataformas.
Esta decisão surge depois de um longo processo das autoridades na Alemanha, datado de 2019, onde a Meta era acusada de violar a privacidade dos utilizadores ao partilhar entre os seus serviços diferente informação, sem dar o controlo aos utilizadores que pretendam ou não tal partilha.
A ideia será que a Meta, pelo Centro de Contas, deverá começar brevemente a fornecer a capacidade de os utilizadores controlarem a partilha de informação entre as suas diferentes plataformas, mas ainda se desconhecem detalhes de quando a funcionalidade vai ficar disponível para todos.