Microsoft dita o fim das apps de Calendário e Mail nativas do Windows 11
Os utilizadores que estejam a usar as apps nativas de email e calendário do Windows terão, em breve, de realizar a mudança para o Outlook. Esta confirmação foi deixada hoje pela Microsoft, que confirmou que as apps nativas de Calendário e Mail do Windows 10 e 11 vão deixar de ser suportadas em 2024.
Estas aplicações vão ser substituídas pelo Outlook, sendo que em novos sistemas com versões mais recentes do Windows 11 a aplicação deve encontrar-se a partir de agora pré-instalada para rápido acesso – esta medida espera-se que comece a ser aplicada no início de 2024.
As aplicações de Mail e Calendário do Windows vão continuar disponíveis para download na Microsoft Store até Setembro de 2024. Nesta altura, a empresa espera remover as apps da sua loja de aplicações, bem como deixar de suportar oficialmente as mesmas.
Nos sistemas onde estas ainda se encontrem instaladas, devem continuar a funcionar normalmente, mas não vão receber novas atualizações e, eventualmente, terão problemas em ligar a diversos sistemas de email.
Curiosamente, a data de Setembro de 2024 é também quando a Microsoft espera lançar a próxima versão do Windows, que alguns rumores indicam que poderá tratar-se do novo Windows 12.
Esta medida não é algo que surpreenda os utilizadores destas apps. Tanto a app de calendário como de Mail do Windows praticamente não receberam atualizações nos últimos meses, e foram sendo deixadas de parte pela Microsoft. O fim de suporte era algo esperado – e uma vasta maioria dos utilizadores possivelmente já se encontram a usar versões alternativas de qualquer forma.
O novo cliente de email do Outlook que vai encontrar-se nas futuras versões do Windows será uma adaptação do Outlook Web para app no sistema. Esta deve manter o suporte para plataformas de email de terceiros, como o Gmail, Yahoo, entre outros.
Os interessados podem descarregar a versão de testes do novo Outlook diretamente pela Microsoft Store.