Microsoft usa Bing Chat para publicidade na pesquisa pelo Chrome
A Microsoft recentemente confirmou que iria começar a focar-se mais no marketing ao Bing Chat, e em parte, isso pode trazer também mais utilizadores para o Bing. No entanto, a empresa também parece continuar a aplicar alguns “truques antigos” para tentar cativar os utilizadores.
De acordo com o portal The Verge, durante algumas horas, os utilizadores do Bing que pesquisavam pelo termo “Chrome”, a partir do Edge, podiam verificar que o sistema do Bing Chat surgia… deixando publicidade para o Bing.
Como se sabe, o Bing Chat tem vindo a ser integrado na pesquisa do Bing, e em certos termos, este apresenta rapidamente informações sobre os mesmos para os utilizadores, usando as capacidades de IA da empresa. No entanto, neste caso em particular, os resultados não eram de todo relevantes para o caso.
A pesquisa realizada era sobre Chrome, o navegador rival da empresa. Ao mesmo tempo, o conteúdo indicado pelo Bing Chat era respeitante à pesquisa do Bing, e colocado mais como uma publicidade do que propriamente uma informação “extra” para quem estivesse a usar a pesquisa.
Em resposta ao caso, a Microsoft apenas afirma que, de forma regular, realiza vários testes sobre os seus sistemas, não deixando detalhes se esta medida seria efetivamente uma publicidade mascarada de uma das funcionalidades do Bing ou não.
No entanto, poucos minutos depois deste comunicado inicial, a empresa enviou uma segunda informação, indicando que a experiência em causa teria sido terminada – o que indica que algo estaria a ser feito.
É possível que este género de práticas venham a surgir novamente no futuro, possivelmente para incentivar os utilizadores para usarem os serviços da Microsoft – algo que a empresa é bem conhecida por realizar.