OpenAI testa modelo LLM que pode “pensar” como os humanos
A OpenAI tem vindo a desenvolver várias novidades para os seus modelos de LLM, focados para o avanço da Inteligência Artificial. E os mais recentes agora pretendem colocar a IA a “pensar” como os humanos.
Na investigação da empresa, esta encontra-se a trabalhar num modelo LLM que pretende conjugar os pensamentos tal como os humanos realizam, mas aplicando essa ideia dentro do contexto de IA.
Este modelo é baseado em duas partes. A primeira será responsável por analisar as respostas fornecidas pela IA, e avaliar como as mesmas foram processadas. Na segunda parte, é depois feito um feedback de cada passo até se chegar a essa conclusão, criando assim uma rede de pensamento similar ao que se encontra nos humanos.
Ao mesmo tempo, este projeto pode vir a reduzir consideravelmente as falhas e erros que a IA ainda produz nas suas respostas. Mesmo que a tecnologia tenha vindo a evoluir, ainda existem processos da mesma que acabam por criar erros ou falhas – e nenhum conteúdo criado artificialmente deve ser tido como uma verdade absoluta.
Esta nova tecnologia pode vir a ajudar a melhorar os futuros modelos de Inteligência Artificial, e a criar uma rede de pensamento digital que poderá melhorar consideravelmente a forma como os modelos são treinados.
De momento a OpenAI apenas se encontra a analisar este novo processo de “pensamento” para o LLM da empresa. Ainda não existe qualquer previsão de quando vai ficar disponível para uso no ChatGPT ou será integrado noutras plataformas.