Reddit no escuro: mais de 6000 comunidades participam no protesto
O Reddit encontra-se atualmente em controlo de danos, depois da sua controversa alteração da API, colocando a mesma como uma API paga – similar ao que aconteceu recentemente no Twitter.
Esta medida tem vindo a ser alvo de contestações pela comunidade, sobretudo porque impossibilita praticamente qualquer app de terceiros como cliente da plataforma. A aplicação Apollo foi uma das primeiras a confirmar que iria ter de pagar mais de 20 milhões de dólares, todos os anos, apenas para usar a nova API do Reddit. Isto levou, consequentemente, ao encerramento da mesma.
No entanto, a medida encontra-se agora a ser contestada por várias comunidades. Tal como estava previsto, no dia de hoje várias comunidades do Reddit ficaram no “escuro”, colocando-se durante 48 horas ou de forma indefinida como privadas, até que o Reddit altere os seus termos. Isto impede que os novos utilizadores do Reddit possam aceder aos conteúdos da mesma.
De notar que, em recentes entrevistas, o CEO da empresa Steve Huffman, deixou claro que o Reddit não se encontra em posição de negociar as alterações da API, e que a nova medida será para manter. Ao mesmo tempo, o executivo deixou ainda indicado que as comunidades possuem todo o direito a fazerem estas ações – o impacto no Reddit será ainda algo para ver.
De acordo com uma stream no Twitch a monitorizar o protesto, existem atualmente 6290 comunidades que se encontram dentro do mesmo, entre as quais algumas das maiores da plataforma. Ao mesmo tempo, algumas destas comunidades não vão fazer o protesto apenas durante 48 horas, mas sim de forma indefinida até que o Reddit altere a sua posição.
Inicialmente estimava-se que o número de comunidades a serem colocadas neste formato iria ser de, aproximadamente, 3000. Portanto o valor final encontra-se agora muito acima do que era inicialmente esperado.
Existem, pelo menos, 60 subreddits que afirmam que vão manter-se privados até que a plataforma altere as suas regras.
De relembrar que esta medida contra o Reddit começou quando Christian Selig, o programador da app Apollo, um cliente de terceiros do Reddit, confirmou que iria ter de pagar mais de 20 milhões de dólares todos os anos apenas para manter o acesso da API na sua app – algo que será insuportável para o mesmo. Ao mesmo tempo, a direção do Reddit afirma que Selig terá chantageado a empresa, enquanto que o mesmo se defende com provas de gravações das conversas telefónicas realizadas com o Reddit – legal no Canadá, onde o mesmo se encontra – que provam o contrário.
A partir do Twitter, Selig agradece a todas as comunidades que se encontram do seu lado e em apoio, e espera que o Reddit ouça as mesmas. No entanto, do lado do Reddit, parece que a empresa ainda não se pronunciou sobre o “apagão” na plataforma.