“Terminator” é um malware capaz de parar qualquer software de segurança
Recentemente começou a surgir na internet, sobretudo na dark web, um novo malware, conhecido apenas como “Terminator”, mas que possui capacidades alegadamente devastadoras. Este é um programa capaz de terminar praticamente todas as soluções de segurança que se encontram atualmente no mercado.
Isto poderia ter graves consequências, já que, conjugado com um malware, o Terminator pode terminar processos de segurança usados para identificar as atividades maliciosas. A ferramenta encontra-se a ser promovida por um grupo conhecido como “Spyboy”.
De acordo com o criador, este malware é capaz de terminar silenciosamente as tarefas de segurança de 23 softwares de segurança, incluindo de nomes como a Microsoft, Sophos, CrowdStrike, AVG, Avast, ESET, Kaspersky, McAfee, Bitdefender, Malwarebytes e muitos mais. O software encontra-se atualmente à venda por cerca de 300 dólares para uma aplicação especifica, ou 3000 dólares para todas as variantes de proteção.
De acordo com Andrew Harris, investigador da empresa de segurança CrowdStrike, o malware aparenta ser legitimo, sendo que é atualmente identificado por apenas um pequeno conjunto de softwares. O mesmo gera um driver aparentemente legitimo do Zemana Anti-Malware, instalando o mesmo no sistema e ganhando, desta forma, permissões para terminar qualquer processo no mesmo de forma invisível.
A analise do malware aponta que o mesmo é legitimo e possui capacidades que promete, mas possivelmente vai começar também a ser rapidamente identificado pela maioria dos softwares de proteção, limitando a sua capacidade de atuação.
Os utilizadores interessados podem verificar mais informações no post criado pelo investigador no Reddit, onde se encontram os detalhes do caso e sobre o malware em particular.