Twitter pode impedir envio de mensagens diretas a menos que pague
O Twitter encontra-se a preparar algumas mudanças na forma como os utilizadores poderão enviar mensagens diretas na plataforma.
Um dos problemas recorrentes do Twitter encontra-se no spam, algo que Elon Musk disse que iria resolver, mas que ainda se encontra longe de estar terminado. Isto é particularmente sentido a nível das mensagens diretas, onde é normalmente o local onde se encontram mais deste género de conteúdos.
No entanto, o Twitter pode estar a trabalhar em algo para combater esse spam – embora afete também a forma como os utilizadores regulares usam a rede. De acordo com Alessandro Paluzzi, o Twitter encontra-se a testar a capacidade de os utilizadores apenas poderem enviar mensagens para contas que não sigam também o utilizador caso tenham o Twitter Blue.
Ou seja, com esta alteração, os utilizadores que tenham contas gratuitas do Twitter apenas podem enviar mensagens diretas caso o utilizador da outra parte o siga. A medida aplica-se também a grupos.
Apesar de isto certamente reduzir o envio de mensagens de spam, ao mesmo tempo, também corta um meio de comunicação que os utilizadores possuíam para outros utilizadores dentro da plataforma, obrigando a que os mesmos sejam seguidos para poderem responder – ou que paguem pelo Twitter Blue para tal.
O impacto poderá ser ainda maior para empresas, que deixam de poder receber mensagens diretas dos utilizadores, exceto os que tenham o Twitter Blue.
De momento a funcionalidade ainda não se encontra ativa, e não existe uma confirmação clara de quando ou se vai chegar a ser lançada – embora, tendo em conta a ideia de Musk para o Twitter, existe uma forte possibilidade de vir a ser algo que vejamos no futuro da plataforma.