Vodafone confirma o fim da rede 3G em Portugal
A Vodafone confirmou que, a partir de julho de 2024, vai começar progressivamente a desligar o sinal 3G da sua rede. A empresa sublinha que esta medida vai ajudar a dar “um passo importante para reforçar o acesso dos Clientes no País a comunicações mais rápidas, eficientes e ainda mais seguras”.
Segundo a empresa, esta medida vai permitir responder às necessidades dos consumidores a nível do uso de dados, aproveitando o sinal das frequências usadas pelo 3G para melhorar as existentes 4G e 5G. A empresa sublinha que “com esta atualização, que beneficia a digitalização do País, as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade, eficiência e resiliência.”
A empresa acredita que a maioria dos clientes não serão afetados por este processo, uma vez que já se encontram em dispositivos e cartões SIM compatíveis com as mais recentes redes. No entanto, para os clientes que não se encontrem nesta situação, serão atempadamente contactados pela Vodafone e terão um período alargado – um ano – para fazer uma transição gradual, seja atualizando o seu equipamento ou o cartão SIM.
O encerramento da rede 3G em Portugal segue-se a movimentos semelhantes levados a cabo pela Vodafone em mercados como Países Baixos, Alemanha, República Checa, Itália, Reino Unido ou Irlanda, que se inserem numa tendência mundial de descontinuar tecnologias mais antigas.