Western Digital vai bloquear dispositivos desatualizados de usarem o My Cloud
A Western Digital confirmou que, caso os utilizadores não mantenham os seus dispositivos com suporte ao My Cloud atualizados, podem ficar impedidos de aceder às funcionalidades cloud da empresa a partir de 15 de Junho.
Segundo o comunicado da empresa, os dispositivos que não estejam na mais recente versão do firmware da marca, atualmente a 5.26.202, vão deixar de poder aceder aos serviços oferecidos pelo My Cloud.
A empresa terá começado a aplicar esta medida mais “drástica” como parte do incentivo para manter os dados dos utilizadores seguros e incentivar os mesmos a atualizarem para as versões mais recentes. Em parte, isto será também para garantir que os dispositivos estão atualizados com a recente versão, que conta com uma importante correção de uma falha, que pode permitir a atacantes remotos a executarem código nos dispositivos – potencialmente comprometendo dados existentes nos mesmos.
A nota da WD indica que, para todos os dispositivos que se encontrem em versões anteriores à 5.26.202 do firmware, estes deixarão de conseguir aceder aos serviços cloud da empresa em 15 de Junho de 2023 – o que inclui tanto a versão web da mesma como as diferentes aplicações para dispositivos móveis.
Obviamente, os utilizadores podem continuar a aceder aos seus dados de forma local, mas sem as funcionalidades online que se destacam para estes dispositivos – e que são o principal meio pelo qual muitos utilizadores optam por adquirir este género de dispositivos.
De relembrar que o My Cloud é um serviço que permite aos donos de dispositivos WD acederem aos seus conteúdos a partir de qualquer lugar, ligando os equipamentos NAS na rede da empresa.
A empresa aconselha os utilizadores a verificarem o site de suporte da mesma para as instruções sobre como atualizarem o firmware nos seus dispositivos.