Windows Copilot e suporte a ficheiros RAR chegam ao Windows 11 Dev
Os utilizadores do Windows 11 no programa Insider, e que estejam sobre o canal Dev, podem agora aceder a algumas das mais recentes novidades da empresa para o sistema. Entre estas encontra-se o novo Windows Copilot, o suporte nativo a ficheiros RAR e 7Zip.
A nova versão 23493 do Windows 11 Dev, disponível a partir de hoje para o programa Insider, conta com as mais recentes novidades da empresa para integrar inteligência artificial no Windows. Uma destas é o novo Windows Copilot, a versão do assistente inteligente da Microsoft para o mesmo.
De acordo com a empresa, o Copilot permite aos utilizadores terem a capacidade de aceder às funcionalidades do Bing Chat, diretamente de uma barra lateral do sistema. A funcionalidade tinha sido revelada no início do ano, fazendo parte da integração de IA no Windows, mas apenas agora começa a ficar disponível para todos.
A empresa sublinha que os utilizadores podem interagir com o Copilot quando pretendam, sendo que este pode ser rapidamente usado para responder a questões ou para realizar certas tarefas no próprio Windows.
A tecnologia usa o Bing Chat para responder às questões, sendo que os utilizadores podem também usar o mesmo para tarefas dentro do Windows. Por exemplo, é possível pedir ao Copilot para alterar o tema do Windows para o modo escuro, ou para realizar uma captura de ecrã – de momento as funcionalidades ainda se encontram algo limitadas, mas espera-se que venham a melhorar daqui em diante.
De notar que, como o Copilot usa o Bing Chat, espera-se que a empresa venha a integrar também publicidade no sistema para o futuro, com conteúdos “recomendados”. A Microsoft sublinha ainda que brevemente será possível usar o sistema com plugins de terceiros.
No entanto, as novidades desta nova versão não se ficam por aqui. Esta conta também com o suporte nativo a ficheiros RAR e 7Zip, que permite abrir os mesmos sem a necessidade de programas externos. Apesar de não ser possível criar ficheiros nestes formatos, os utilizadores podem agora abrir os mesmos diretamente do Windows, sem recorrerem a aplicações externas como o WinRAR.
Por fim, foram ainda feitas melhorias no Gestor de Áudio do Windows, que agora permite o controlo individual do Volume por aplicação – algo similar ao que já se encontrava em anteriores versões do Windows.
As Definições do sistema também contam com algumas melhorias, sendo que agora os utilizadores podem ter acesso a mais informações sobre o sistema diretamente do ecrã inicial do mesmo – bem como um conteúdo mais organizado.
Os utilizadores que pretendam testar as novidades podem instalar a mais recente versão Dev do Windows 11 – através do Windows Update. De notar que esta versão encontra-se em desenvolvimento, e portanto, pode conter bugs ou falhas.