Youtube pode desativar vídeos para quem use bloqueadores de publicidade
O YouTube é uma das plataformas de vídeos online mais reconhecidas na internet, e em parte, uma das principais fontes de receitas para a plataforma parte da publicidade. Esta é a forma da Google obter receitas da plataforma, e também dos criadores poderem obter ganhos dos conteúdos que criam no serviço.
Com isto, não será de estranhar que a empresa esteja a começar a aplicar medidas para quem use bloqueadores de publicidade na plataforma.
Faz algumas semanas que surgiram indicações que o YouTube estaria a começar a aplicar medidas para limitar a experiência de quem usa bloqueadores de publicidade. Inicialmente, a medida passava por alertar os utilizadores, incentivando os mesmos a usarem o YouTube Premium, ou a desativarem o bloqueador de publicidade.
Agora, parece que a empresa começou a aplicar uma postura mais agressiva neste ponto. O utilizador do Reddit “Reddit_n_Me” revelou que o YouTube encontra-se a testar uma nova política para quem usa bloqueadores de publicidade, podendo mesmo passar pelo bloqueio de conteúdos da plataforma.
Na mensagem que o utilizador afirma ter recebido, este indica que o leitor de vídeos do YouTube seria desativado caso o adblocker não fosse desligado na plataforma. Ou seja, a empresa parece encontrar-se a testar um sistema que, para quem use bloqueadores de publicidade, vai agora deixar de poder reproduzir conteúdos do YouTube diretamente.
Para já, a medida parece encontrar-se apenas em testes, sendo que apenas alguns utilizadores parecem estar a receber o alerta. Mas não seria de estranhar ver a plataforma a começar a integrar esta característica de forma mais abrangente.