Apple abre nova loja na China via o WeChat
Na China, uma das mais populares aplicações de mensagens é o WeChat, tanto que se integra em vários aspetos do dia a dia dos utilizadores. A app, criada originalmente para envio de mensagens, encontra-se agora integrada em várias plataformas e para diferentes formatos – tanto que até pode ser usada para pagamentos.
Com isto, não será de estranhar que a Apple esteja a tentar obter algum destaque usando a app como ponto central. Com mais de 1.2 mil milhões de utilizadores ativos na China, o WeChat é considerado como a “super app” chinesa, que conta com diferentes módulos e que evita o download de diferentes apps para a mesma tarefa.
A Apple encontra-se agora a integrar nestes módulos, com a sua própria loja virtual dentro do WeChat. Isto vai permitir que os utilizadores na China possam adquirir diferentes produtos da Apple diretamente da aplicação, incluindo a mais recente linha de iPhones da empresa.
A Tencent, empresa mãe do WeChat, confirmou que o programa da Apple encontra-se agora integrado na app, e que os consumidores que realizem a compra de produtos pelo mesmo podem ainda beneficiar de portes gratuitos dentro da China.
Encontra-se ainda disponíveis alguns programas dedicados da empresa, como o sistema de trocas e retornos, que permite aos consumidores obterem ainda mais vantagens no final.
A Apple tende a manter um controlo apertado sobre onde os seus produtos se encontram à venda, e por norma, apenas se encontram em canais oficiais da empresa. No entanto, a abertura da loja da WeChat vai permitir expandir a presença da marca na região chinesa e chegar a ainda mais consumidores de produtos Apple.
De acordo com os dados mais recentes da empresa Counterpoint, a Apple encontra-se atualmente com 20% de quota no mercado chinês no passado trimestre. Esta foi uma das poucas empresas a conseguir tal feito dentro do mercado – sendo que as restantes registaram quedas.