Apple confirma bug com sistema de restrição de tempo no iOS

Apple confirma bug com sistema de restrição de tempo no iOS

Se utiliza a funcionalidade de restrição por tempo nos dispositivos da Apple, é possível que nas versões mais recentes do sistema da empresa tenha verificado alguns problemas. De acordo com o The Wall Street Journal, o erro encontra-se sobre a funcionalidade de colocar restrições de tempo nos dispositivos de menores, de forma remota, por parte dos pais.

A Apple confirma que existe um bug com a funcionalidade, que pode impedir as horas de restrição de serem aplicadas corretamente no sistema. Este problema apenas ocorre quando se tenta aplicar as restrições de forma remota, através da funcionalidade de gestão de tempo que a Apple fornece para os seus dispositivos.

Os relatos dos problemas com a funcionalidade indicam que os períodos enviados pela aplicação encontram-se a ser revertidos para valores antigos, ou em alguns casos, a remover completamente a restrição de tempo, permitindo aos menores usarem os dispositivos sem limites.

Num dos casos, um tutor refere que a senha de acesso ao dispositivo foi alterada várias vezes, porque estes acreditavam que o menor poderia ter descoberto a mesma, mas que afinal estaria associado com o bug – que estaria a realizar o “reset” do tempo.

De notar que a Apple já teria conhecimento desta falha, e esperava-se que fosse corrigida com o iOS 16.5. No entanto, isso não aconteceu, e a falha encontra-se ainda ativa até mesmo nas mais recentes versões do iOS 17 Beta.

A funcionalidade de restrição de tempo de ecrã foi apresentada pela Apple em 2018, e permite aos pais controlarem o tempo que os menores podem ficar em frente dos seus dispositivos. Ultrapassado esse tempo, o sistema é bloqueado.