Elon Musk pode vir a levantar restrições no Twitter em breve
No final desta semana, Elon Musk confirmou que o Twitter iria começar a limitar as mensagens na plataforma a utilizadores que tenham contas na mesma. Ou seja, os tweets deixaram de ficar visíveis para os utilizadores que não possuem contas no Twitter.
A medida foi realizada, segundo Musk, devido ao elevado número de entidades que estariam a recolher informações da plataforma, um volume que tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos tempos.
A medida foi depois alargada com a limitação do número de tweets que os utilizadores podem ver dentro do Twitter, por dia. Segundo Musk, a recolha de dados estava a ser realizada de tal forma que estaria a prejudicar a experiência de outros utilizadores.
No entanto, Musk também deixou a indicação de que estas novas medidas limitadoras devem ser aplicadas apenas de forma temporária. Mesmo as medidas que foram aplicadas durante o dia de hoje, de limitação nas visualizações de tweets, serão aplicadas apenas de forma temporária – embora ainda se desconheça por quanto tempo.
Ao mesmo tempo, muitos consideram que esta medida é apenas mais uma forma de Elon Musk responder à falta de conhecimento sobre como gerir uma plataforma social – desconhece-se exatamente o impacto que a recolha de dados da plataforma estaria a ter na experiência dos utilizadores.
Elon Musk também referiu, de forma recente, que a plataforma terá atingido novos recordes de utilizadores ativos na mesma, o que pode indiciar que as falhas agora verificadas não estão diretamente relacionadas com a recolha de dados, mas também com o possível uso da plataforma de forma mais elevada.
Nos últimos meses, Musk realizou vários cortes nas equipas internas do Twitter, incluindo equipas responsáveis por gerirem alguns dos sistemas básicos da plataforma.