Falha de segurança afeta impressoras da Canon

Falha de segurança afeta impressoras da Canon

A Canon encontra-se a alertar para um conjunto de falhas em várias impressoras da empresa, para uso doméstico e empresarial, que afetam as ligações sem fios das mesmas. Esta falha pode permitir que terceiros consigam aceder a dados da impressora, mesmo que a configuração da mesma tenha sido “eliminadas”.

Esta falha, se explorada, pode manter informação da impressora, e incluindo detalhes de últimos documentos impressos, na memória da mesma durante bastante tempo, até mesmo em situações onde tenha sido realizado o reset de dados.

Entre os dados podem encontrar-se informação das redes wifi, que poderá permitir o acesso à rede local através do nome da rede e senha de acesso que se encontram guardados na impressora.

Normalmente, as impressoras com suporte para ligações sem fios guardam os dados de acesso à rede na sua memória interna, permitindo assim a ligação quando necessário. No entanto, alguns modelos de impressoras da Canon não se encontram a eliminar esses dados depois de feita a configuração, ou até mesmo o reset da mesma.

Isto pode permitir que, caso a impressora seja enviada para reparações ou descartada para terceiros, os dados podem permanecer no sistema.

A falha afeta as impressoras das linhas E, G, GX, iB, iP, MB, MG, MX, PRO, TR, TS, e XK series. A empresa publicou uma lista completa das falhas no seu site, que os utilizadores dos modelos afetados são recomendados de verificar.

A Canon aconselha que os utilizadores realizem o reset das configurações sem fios antes de procederem com o reset completo dos dados ou partilha da impressora com terceiros. Isso deverá ser suficiente para garantir que os dados são eliminados da memória.

De notar que, para já, não se encontra prevista nenhuma atualização a nível de software para as impressoras afetadas, tendo em conta que a correção pode ser aplicada com o reset dos dados de acesso sem fios. No entanto, a empresa vai começar a disponibilizar algumas atualizações brevemente para alguns modelos, que vão contar com as correções para esta falha.

A falha apenas afeta quem usa as impressoras com as funcionalidades sem fios, sendo que estas serão as que guardam os dados da rede na memória interna das mesmas. Uma das formas de evitar o problema será desativar as funcionalidades sem fios da impressora.