GitHub testa novo sistema de passkeys para contas
O GitHub confirmou que os utilizadores podem agora ativar a funcionalidade de passkey nas suas contas, funcionalidade que ainda se encontra classificada como Beta. Este novo formato de autenticação pretende substituir a necessidade de senhas ou de autenticação em duas etapas, facilitando também a tarefa para os utilizadores.
De acordo com a empresa, o sistema de passkey da plataforma atua como um sistema de autenticação e de autenticação em duas etapas, garantindo total segurança para as contas dos utilizadores.
Os utilizadores podem usar um dos métodos de autenticação que se encontrem disponíveis nos seus dispositivos, como um Pin, autenticação via impressões digitais, reconhecimento facial ou chave de segurança.
Os utilizadores interessados podem ativar a funcionalidade de passkey a partir das Definições das suas contas do GitHub, onde na secção experimental encontra-se a configuração a ativar para tal.
Obviamente, esta configuração ainda se encontra marcada como “Beta”, portanto pode sofrer alterações no futuro. No entanto, a empresa recomenda que os utilizadores configurem as suas passkey em diferentes dispositivos – desta forma, caso percam um, possuem sempre a capacidade de aceder a partir de outro, evitando ficarem bloqueados das contas.
As passkey estão a tornar-se, cada vez mais, uma funcionalidade importante para garantir a segurança das contas online. Estas substituem a necessidade de passwords e outros meios de autenticação, pelo que mesmo que um sistema seja comprometido, os atacantes não possuem forma de usar ou saber as senhas dos utilizadores.