Google está com menos 50% de links para o Twitter nos resultados

Google está com menos 50% de links para o Twitter nos resultados

Durante a semana passada, o Twitter decidiu bloquear o acesso de utilizadores não registados a conteúdos dentro da plataforma. Isto passa a exigir que os utilizadores tenham de usar uma conta para poderem aceder a conteúdos no Twitter, desde ver perfis a tweets.

A medida foi uma das primeiras tomadas pelo Twitter, no que Elon Musk veio a referir ser uma forma de reduzir a recolha de dados da plataforma. Esta medida foi depois complementada com uma nova limitação, que impede os utilizadores de verem tweets ao atingirem um limite de visualizações.

O facto de que tweets ficaram inacessíveis para utilizadores sem conta do Twitter, também causa impacto no número de links que se encontram acessíveis em locais como o Google.

Segundo o portal SeoRoundTable, pouco depois da medida de limitação do Twitter ter sido implementada, a 30 de Junho, a Google continha cerca de 471 milhões de links associados com o Twitter.

Desde então, o registo mais recente do dia 2 de Julho aponta que existem menos de 309 milhões de links. Ou seja, em apenas alguns dias, mais de 34% dos links existentes no Google para o Twitter foram removidos da pesquisa, possivelmente porque deixaram de se encontrar disponíveis para visibilidade pelos robots da Google.

Atualmente, o valor encontra-se em “apenas” 227 milhões de resultados, o que indica uma queda de quase 52% no valor. Espera-se que esta venha a continuar, conforme os links inacessíveis comecem a ser removidos da indexação do Google.

De notar que a Google possui acesso ao sistema interno do Twitter, que lhe permite apresentar algumas informações nos resultados de pesquisa, como os tweets relacionados com certos termos. No entanto, a remoção de links indexados dos resultados é a clara referência que existem menos conteúdos disponíveis para pesquisa que se encontram dentro do Twitter.