Google testa bloquear acesso à internet para alguns funcionários
A internet é considerada hoje em dia algo essencial para muitos, ainda mais quando se fala de trabalho. E a Google, sendo uma empresa focada para a Internet, sem dúvida que necessita da mesma para funcionar no dia a dia.
No entanto, parece que a empresa encontra-se a alterar as regras para alguns funcionários, focando-se em mais segurança para os dados internos da empresa. De acordo com a CNBC, a Google encontra-se a realizar alguns testes internos, colocando alguns dos seus funcionários em postos de trabalho onde não existe uma ligação direta para a Internet.
A ideia será desativar o acesso à Internet de alguns dispositivos da empresa, para postos de trabalho com tarefas críticas, evitando que possíveis ataques ou divulgação de dados possam ocorrer. Os funcionários ainda teriam acesso à rede interna da Google dentro dos seus postos de trabalho, mas qualquer acesso externo seria bloqueado.
Existem algumas exceções, com funcionários que explicitamente necessitam do acesso para as suas tarefas do dia a dia a serem excluídos da medida. A mesma fonte indica ainda que os funcionários podem ter limitações adicionais, como a impossibilidade de usarem os seus desktops para instalar aplicações de terceiros ou de correrem comandos com permissões administrativas.
Para a fase inicial do projeto, a Google teria escolhido cerca de 2500 funcionários para participarem no programa. No entanto, será uma escolha de cada funcionário participar ou não no mesmo – portanto não se trata de uma regra obrigatória, pelo menos para já.
A ideia é clara: mais segurança. Ao bloquear qualquer acesso externo para a internet, a empresa pretende garantir que existe mais segurança para os seus sistemas e funcionários, evitando que possíveis informações acabem por ser reveladas antes do tempo, ou que os dispositivos usados para os trabalhos possam ser alvo de ataques, até mesmo por uso de software de terceiros.