Intel volta aos lucros no segundo trimestre de 2023
A Intel encontra-se a revelar os seus resultados financeiros, respeitantes ao segundo trimestre deste ano. E depois de algumas quedas, parece que a empresa está agora a voltar a valores positivos.
De acordo com o relatório da Intel, a empresa registou lucros de 1.5 mil milhões de dólares durante o segundo trimestre de 2023. Este valor representa um aumento considerável face aos 454 milhões de perdas registados no mesmo período do ano passado.
As receitas em geral da empresa atingiram os 12.9 mil milhões de dólares, que se encontra apenas ligeiramente abaixo das previsões de 12.13 mil milhões de dólares. No entanto, comparativamente ao ano anterior, as receitas encontram-se em valores inferiores, de 15.3 mil milhões de dólares.
No final, os valores parecem indicar uma vertente positiva para a empresa, e sobretudo para os investidores na mesma. Nas horas seguintes à revelação dos resultados, o valor em bolsa das ações da empresa registou um aumento de 6% no valor.
Olhando em detalhe para cada divisão da empresa, o setor dos chips para portáteis e computadores pessoais registou uma queda de 12% nas unidades enviadas para o mercado, durante este período, com um total de 6.8 mil milhões de dólares.
Já a nível dos chips para centros de dados e IA também registaram quedas de 15% nos envios para o mercado, num valor total de 4 mil milhões de dólares.
O CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirma que estes valores foram atingidos tendo em conta o foco da empresa nos cortes de custos, que foi uma ideia deixada pelo mesmo desde o início do ano. A empresa tem vindo a realizar vários cortes para reduzir os seus custos operacionais, o que parecem estar a resultar tendo em conta os dados do relatório financeiro da mesma.
Ao mesmo tempo, a Intel encontra-se otimista que os resultados devem manter-se positivos durante os próximos meses, e que a empresa pode igualar a produção da TSMC até 2026.