Mensagens da Google vai receber suporte para encriptação
Faz algum tempo que a aplicação de Mensagens da Google suporta conteúdos Rich Communication Services (RCS). Este sistema permite transformar as conversas para o formato de “chat”, usando dados móveis invés de conteúdos de SMS tradicionais.
Existem vantagens neste sistema, como é a capacidade de enviar conteúdos multimédia, e de não existir propriamente limites do tarifário para cada mensagem enviada. No entanto, a Google encontra-se agora a testar uma nova característica para esta funcionalidade, que vai garantir ainda mais segurança e privacidade para os utilizadores.
Na mais recente atualização do seu blog, a Google confirmou que vai começar a suportar a especificação Message Layer Security (MLS) na app de Mensagens da Google. Isto vai permitir que o sistema de mensagens funcione em praticamente qualquer sistema, sendo a ideia a capacidade de permitir que utilizadores em diferentes dispositivos possam comunicar entre si.
Além disso, a especificação integra ainda a encriptação das mensagens, que vai ajudar a manter ainda mais privacidade e segurança durante as comunicações. Na base, o sistema funcionaria de forma similar ao RCS, mas com a adição de algumas características de privacidade e segurança.
A Google espera ainda integrar suporte para o MLS diretamente no Android, bem como tornar o código aberto, de forma a que a tecnologia possa ser integrada em ainda mais dispositivos, e possa chegar a mais utilizadores.
Num dos exemplos, com MLS, os utilizadores podem enviar uma mensagem de dispositivos Android para um iPhone, mantendo a encriptação de conteúdos – algo que seria perdido com o RCS.
Ainda se desconhecem detalhes de como a Google espera integrar completamente o MLS no sistema, e em parte, como o pretende fazer chegar a mais plataformas. Uma das possibilidades será manter o MLS “sob” o RCS, usando os dois sistemas conforme necessário para as comunicações.