Mercado global dos computadores continua a registar quedas

Mercado global dos computadores continua a registar quedas

O mercado dos computadores pessoais encontra-se a passar por algumas mudanças, e de acordo com os dados da empresa de análise do mercado Canalys, os envios de novas unidades para o mercado encontra-se em valores cada vez mais baixos.

Os dados da empresa demonstram que, durante o segundo trimestre do ano, foram enviados para o mercado menos 11.5% de unidades de computadores pessoais, num total de 62.1 milhões de unidades.

Desde o final de 2022 que o mercado dos computadores pessoais tem vindo a registar quedas, sendo que os valores caíram quase 30% nas unidades enviadas. No entanto, de acordo com as previsões da empresa, estas quedas podem indicar boas notícias para o futuro, já que se espera que os valores venham a aumentar durante a segunda metade de 2023.

Ishan Dutt, analista da empresa, afirma que o mercado ainda se encontra a recuperar da pandemia, mas que lentamente, este se encontra a voltar a crescer. É possível que, durante a segunda metade do ano, os valores venham a registar algumas melhorias para o mercado, em parte com muitos problemas do setor a serem resolvidos por essa altura.

No entanto, os analistas apontam que as condições económicas ainda se encontram difíceis, portanto a ideia pode-se alterar rapidamente. Ainda assim, a previsão será que devem ser verificadas melhorias durante os próximos tempos, e espera-se que a segunda metade do ano seja a altura ideal para tal.

De acordo com a Canalys, entre as marcas mais populares no mercado, encontra-se a Lenovo (22.9%), HP (21.6%), Dell (16.6%), Apple (11.0%) e Acer (6.4%).