Microsoft Edge agora permite desativar gestos em sites específicos
No início deste mês, a Microsoft começou a fornecer a nova atualização do Edge, contando com a funcionalidade de suporte a gestos. Esta permite que os utilizadores possam, rapidamente, realizar ações dentro do navegador usando apenas gestos do rato.
Esta funcionalidade é algo que a Microsoft espera vir a melhorar consideravelmente a produtividade dos utilizadores, com meios de realizarem ações usando apenas o rato, sem terem de recorrer a atalhos do teclado ou de opões pela interface.
Atualmente existe a possibilidade de se configurar até 16 ações diferentes, que podem ser personalizadas pelos utilizadores – embora algumas sejam criadas por padrão. A funcionalidade, no entanto, não se encontra ativa por padrão para novas instalações do Edge.
No entanto, apesar de útil, esta funcionalidade também pode vir a trazer problemas para alguns sites. Isto porque, certos websites pela internet, usam gestos com o rato para várias tarefas, e a conjugação da funcionalidade do Edge nestes pode causar problemas.
Infelizmente, o Edge não permite desativar a funcionalidade apenas para determinados sites. Mas isso pode vir a mudar.
Na mais recente versão do Microsoft Edge Canary encontra-se disponível uma nova opção que permite desativar os gestos com o rato do Edge em alguns sites. Isto permite que os gestos não sejam registados nesses sites, evitando conflitos.
A funcionalidade ainda se encontra em testes, até mesmo na sua versão base, embora a empresa esteja a preparar-se para a lançar eventualmente para todos os utilizadores na versão estável do Edge.