Proton Mail conta com novo sistema de proteção de tracking em links
Os utilizadores do serviço de email da Proton Mail podem, brevemente, ter acesso a uma nova funcionalidade focada na privacidade online. A plataforma confirmou a chegada da nova funcionalidade de Proteção de Tracking nos links, que basicamente permite garantir mais privacidade dos utilizadores na abertura de mensagens de email.
Em muitas situações, mensagens de email são enviadas com links, sendo que estes podem ser na verdade usados para o tracking dos utilizadores – por exemplo, para ver quando estes abrem realmente o link e qual o que foi carregado.
A ideia deste novo sistema da Proton Mail será eliminar esses links, substituindo os mesmos por alternativas seguras, que não acompanhem as atividades dos utilizadores, e garantam assim mais segurança e privacidade.
O sistema funciona de forma automática, e quando um link é identificado na mensagem contendo algum género de tracking, o utilizador é alertado e pode abrir o mesmo de forma segura.
De notar que esta funcionalidade conjuga-se também com o sistema de remoção de pixels de tracking, uma técnica também usada para validar quando os utilizadores abrem um determinado email. Esta, no entanto, é mais focada para imagens, quando a proteção de tracking nos links foca-se para os conteúdos dentro da mensagem que o utilizador possa aceder diretamente.
A empresa afirma que a funcionalidade vai encontrar-se disponível, por padrão, para todos os utilizadores e ativa de imediato. A lista de parâmetros a serem removidos é automaticamente atualizada pela empresa.