Razer investiga alegado roubo de dados da empresa
Recentemente surgiram rumores que a empresa de acessórios gamer “Razer” poderia ter sido alvo de um ataque informático, de onde se teria obtido acesso a dados sensíveis da mesma. Os rumores começaram a surgir depois de uma alegada base de dados da mesma ter sido partilhada em fóruns da Dark web.
Os primeiros relatos de um possível ataque começaram a surgir no final da semana passada, quando um utilizador partilhou num fórum da dark web a alegada base de dados da Razer. Na mensagem, o atacante afirmava ter obtido acesso a código fonte de software e dispositivos da empresa, bases de dados, chaves de encriptação e acesso de backend para o portal de logins do site da Razer.
O conteúdo estaria à venda por cerca de 100.000 dólares, sendo que ainda se desconhece se algum interessado terá realizado efetivamente a compra. No entanto, as imagens partilhadas no portal indicavam vários ficheiros, pastas e conteúdos que, a confirmar-se como verdadeiros, podem ser importantes para a empresa.
A mensagem foi inicialmente obtida pelo portal FalconFeedsio, sendo que a Razer, em resposta ao mesmo, indicou que estaria a investigar a situação. Até ao momento ainda não existe a confirmação dos detalhes sobre o roubo, ou se efetivamente os sistemas da empresa foram comprometidos.
No entanto, depois da base de dados ter sido divulgada, a empresa aparenta ter realizado o reset de todas as senhas de utilizadores associadas com o seu site. Ainda se desconhece se esta medida terá sido realizada devido ao alegado roubo dos conteúdos.
Esta não é a primeira vez que a Razer passa por problemas devido ao possível roubo de dados sensíveis. Em 2020, foi descoberta uma base de dados contendo diversa informação de clientes da empresa, não encriptada, e associada com mais de 100.000 contas da plataforma.