Threads da Meta não vai ser lançado na União Europeia

Threads da Meta não vai ser lançado na União Europeia

A Meta encontra-se a preparar para lançar a sua nova plataforma, rival do Twitter, que vai ser conhecida como Threads. A app está prevista de ser lançada no dia 6 de Julho, mas infelizmente, parece que não vai encontrar-se disponível em Portugal – ou na União Europeia em geral – durante os próximos tempos.

De acordo com o portal Independent.ie, um porta-voz da Comissão de Proteção de dados da Irlanda afirma que a instituição tem vindo a manter contacto com a Meta sobre esta nova plataforma, e que a empresa não espera lançar a mesma na Europa durante o “futuro próximo”.

Sendo uma plataforma que se integra diretamente com o Instagram, isto vai permitir também a recolha de diversa informação pessoal dos utilizadores. A ideia da Threads será que vai ser integrada diretamente com o Instagram, permitindo aos utilizadores terem acesso à sua lista de amigos facilmente – mas os dados entre as duas plataformas serão igualmente partilhados, incluindo também para fins de publicidade.

Face às regras mais apertadas a nível de privacidade de dados, espera-se que a Meta não venha a lançar o Threads na Europa até que consiga garantir que a plataforma se encontra em conformidade com todas as legislações locais.

É importante relembrar que a Meta já foi impedida de lançar, no passado, serviços de publicidade no WhatsApp que usem dados do Facebook e Instagram para esse fim. Como o Threads vai ser fortemente baseado no Instagram, a partilha de dados teria também de ocorrer.

Apesar disso, a Comissão de Proteção de dados da Irlanda afirma que, para já, não existe nenhum bloqueio da entidade diretamente para o Threads integrar o mercado Europeu – cabe à Meta decidir se o realiza ou não.

No entanto, se tivermos em conta os detalhes conhecidos até ao momento, é bem possível que a app não seja lançada na Europa. O site da plataforma apresenta informação diferente dependendo do local onde os utilizadores acedam.

No caso dos utilizadores nos EUA, surge a indicação de um contador até ao dia 6 de Julho, com um código QR para o download da app. No entanto, quando se acede ao mesmo site a partir de Portugal – ou de outros países na zona euro – o mesmo apenas apresenta o nome da plataforma no centro, sem contagem.

imagem do site da threads

Isto pode ser um indício de que a plataforma vai ficar mesmo limitada apenas para utilizadores nos EUA e possivelmente no Reino Unido. Desconhece-se, para já, quando chegará a utilizadores na Europa.