Valve esclarece dúvidas sobre jogos com conteúdos criados por IA
Nos últimos dias, vários criadores de jogos publicados na Steam começaram a notificar que as suas criações tinham sido removidas, depois de uma nova mudança das regras da Valve sobre a plataforma de distribuição de jogos.
Em causa encontra-se o facto que, nos novos termos da Steam, agora não são permitidos jogos que tenham conteúdos criados por Inteligência Artificial, o que se aplica a várias áreas dentro dos títulos.
A Valve parece preocupada com o facto que as tecnologias de IA podem ser usadas para criar conteúdos em jogos que, dependendo do modelo de treino, podem não fornecer os direitos de uso para os utilizadores finais.
Segundo o portal IGN, um porta-voz da Valve terá recentemente clarificado a decisão. Segundo o mesmo, a empresa vai continuar a avaliar o desenvolvimento de jogos no mercado, mas a partir de agora, os títulos disponíveis na Steam que usem conteúdos criados por IA devem especificar exatamente os direitos a possuir sobre essas criações, e quais os modelos usados para o treino da IA.
No caso onde os modelos foram treinados com conteúdos onde não seja possível validar os direitos de autor dos mesmos, a Valve reserva o direito de remover esses conteúdos da sua plataforma, para evitar possíveis problemas futuros.
A empresa sublinha, no entanto, que não vai simplesmente banir todos os jogos que tenham algum género de IA nos mesmos. A ideia será apenas aplicar medidas quando existem conteúdos onde os direitos dos mesmos não sejam totalmente claros.
Os criadores de jogos podem, caso assim pretendam, continuar a usar a plataforma para distribuir conteúdos que tenham sido criados com IA. No entanto, deve-se ter em atenção quais as origens desses mesmos conteúdos.
Para já, a Valve parece encontrar-se a aplicar medidas de forma relativamente cautelosa, para evitar que este tema seja mais um ponto de possíveis controvérsias contra a plataforma.