AMD pretende desenvolver chip de IA para o mercado da China
A Inteligência Artificial encontra-se nas bocas do mundo, com as tecnologias a serem desenvolvidas a um ritmo acelerado. No entanto, para tal, é necessário também que exista capacidade de processamento suficiente para a procura.
Durante uma recente reunião com os investidores, a CEO da AMD, Lisa Su, confirmou que a empresa possui planos de desenvolver um chip focado para IA, e que tenha como destino o mercado da China.
A ideia da AMD será fornecer uma alternativa de um chip para permitir que a China possa avançar nas suas tecnologias de IA, face à elevada procura que a tecnologia tem vindo a ter. Atualmente a lista de processadores focados para IA e de elevado processamento disponíveis na China é bastante limitada – face a algumas restrições.
De notar que a AMD tem vindo a trabalhar num novo chip, conhecido como MI300, que pretende ser a aposta da empresa contra a rival NVIDIA no mercado da Inteligência Artificial. Para aumentar ainda mais as suas capacidades, a empresa pode apostar no mercado da China como um alvo do mesmo – e para aumentas as vendas finais.
Lisa Su afirma que o mercado da China é bastante importante para a empresa, e que apostar na criação de um chip dedicado para o mesmo poderá ajudar as empresas locais a investirem mais nestas tecnologias e a evoluírem.
A ideia, no entanto, não é completamente nova. Tanto a Intel como a NVIDIA também já começaram a traçar planos para criarem os seus próprios chips, desenvolvidos para o mercado chinês.