Android agora notifica para dispositivos de tracking Bluetooth desconhecidos
A Google encontra-se a realizar melhorias no Android, focadas em ajudar os utilizadores a serem notificados quando possam encontrar-se a ser alvo de tracking via dispositivos Bluetooth, como os AirTags.
Quando foram lançados pela Apple, os Airtags apresentavam funcionalidades uteis para os utilizadores, e integravam-se diretamente com o sistema operativo da empresa. No entanto, como tudo o que é bom, existem também algumas partes más, e uma delas era que o acessório estava também a ser usado para stalking de utilizadores.
Isto obrigou a Apple a lançar algumas funcionalidades focadas em alertar os utilizadores quando se encontram a ser alvo de tracking por estes dispositivos. Por exemplo, quando um AirTag esteja durante longos períodos de tempo próximo do utilizador e não pertença ao mesmo.
A desvantagem deste sistema era que apenas funcionava no iOS. Isso deixava os utilizadores do Android abertos a serem alvo de stalking.
Felizmente, a Google e a Apple encontram-se agora a trabalhar em conjunto, criando um sistema que pode alertar os utilizadores para o caso de serem alvo de tracking por estes dispositivos.
Com a mais recente atualização dos Serviços da Google, os utilizadores agora podem receber a notificação quando se encontram a ser rastreados com um dispositivo de Bluetooth sem autorização, diretamente no Android.
A funcionalidade também permite que os utilizadores possam rapidamente realizar uma pesquisa manual por dispositivos na área, sendo ainda possível usar o sistema para emitir o som e encontrar os mesmos.
A funcionalidade encontra-se a ser disponibilizada de forma gradual para os utilizadores do Android, estando disponível para todas as versões desde o Android 6. Esta deve chegar como uma atualização dos Serviços da Google, via a Play Store.