Firefox vai receber tradutor integrado e que funciona até offline
A Mozilla tem estado atarefada em integrar novidades para o Firefox, e uma das que pode vir brevemente a chegar junto dos utilizadores é o novo sistema de tradução de sites.
Atualmente em testes na versão Nightly do Firefox 117, o sistema de tradução de sites do Firefox agora encontra-se integrado diretamente no navegador. Isto é algo que o Chrome possui faz anos, mas invés de enviar os conteúdos para sistemas remotos – como acontece com o serviço da Google – a tradução do Firefox é feita localmente.
Quando os utilizadores acedem a um site num idioma diferente do que o sistema se encontra, é oferecida a opção para realizar a tradução dos conteúdos – seja para o idioma nativo dos utilizadores ou para qualquer outro que se pretenda.
A grande diferença face ao uso de uma extensão ou até ao sistema de tradução da Google encontra-se no facto que nenhum conteúdo é enviado para servidores remotos. A tradução é feita de forma local, usando os sistemas do Firefox para tal.
A tradução final não é perfeita, e nota-se que o sistema ainda se encontra em desenvolvimento. Existem algumas falhas a nível da conjugação das palavras, e de momento a tradução apenas é realizada “parte a parte”. Ou seja, o conteúdo vai sendo traduzido conforme os utilizadores naveguem pelo site – isso pode ser visível ao ser realizado o scroll rápido, onde visualmente o texto se altera para a tradução.
A lista de idiomas para as quais se pode traduzir é igualmente limitada, embora o Português esteja disponível. Espera-se que os resultados e suporte a novos idiomas venham a ser disponibilizados em breve.
O mais interessante de usar um sistema de tradução local encontra-se na capacidade de usar o sistema, até mesmo quando os utilizadores estejam offline. A partir das definições, os utilizadores podem optar por descarregar o sistema de tradução offline para determinados idiomas, permitindo realizar a tarefa em sites guardados sem internet.
Obviamente, para realizar o download dos conteúdos de tradução necessita de ter, pelo menos uma vez, internet.
É ainda possível escolher de que idiomas se deve sugerir a tradução ou, em alternativa, evitar a mesma.
De momento a funcionalidade apenas se encontra disponível no Firefox 117 Beta (versão Nightly), mas espera-se que venha a ficar disponível para todos quando esta versão chegar ao canal estável. Entretanto, para quem pretenda experimentar a funcionalidade, pode usar o addon de tradução que se encontra disponível – e é oficial, funcionando também em formato offline.