Jitsi Meet vai requerer a criação de contas para uso de salas
A Jitsi Meet, uma popular ferramenta gratuita de videochamadas e conferencias, similar ao Zoom, revelou que vai aplicar algumas alterações na sua plataforma.
Até agora, a plataforma permitia que qualquer utilizador pudesse iniciar uma sessão sem sequer ter contas dentro do serviço. No entanto, isso vai mudar a 24 de Agosto, onde será introduzida uma nova regra para a criação de salas de reunião na plataforma.
Nesta data, os utilizadores deixam de poder criar salas de reuniões anónimas, e necessitam de começar a registar as suas contas para a tarefa. O Jitsi Meet vai permitir o registo direto de contas, mas também usando contas da Google, GitHub e Facebook.
Esta medida surge depois de, nas últimas semanas, terem sido verificados aumentos consideráveis no número de pessoas que se encontram a usar a plataforma em violação dos termos de serviço. Esta medida, apesar de poder não agradar a todos, será algo que a entidade vê como necessário para continuar a permitir o uso da plataforma.
A entidade afirma ainda que irá garantir que todo o processo de criação e ativação de contas será o mais transparente possível, para que os utilizadores finais não verifiquem problemas. De notar que as contas necessitam de ser ativadas e verificadas com emails válidos, e fornecem uma camada adicional de proteção para a entidade.
Para que tenha receio de fornecer os dados para a entidade, pode sempre usar o Jitsi no seu próprio ambiente, alojando o mesmo – a plataforma é aberta para todos e pode ser usada em formato local.