Meta revela kit open source de IA que permite converter texto em sons

Meta revela kit open source de IA que permite converter texto em sons

A Meta tem vindo a apostar em tecnologias focadas em Inteligência Artificial, e durante o dia de hoje, a empresa revelou mais uma ferramenta interessante a pensar nisso.

A Meta revelou a nova ferramenta open source “AudioCraft”, um kit que integra três modelos de IA atualmente existentes, e que permite criar pequenos sons usando descrições em texto.

Ou seja, usando esta ferramenta, os utilizadores podem rapidamente criar pequenos sons artificiais que tenham como base um conteúdo de texto que descreva o que se pretende. Os modelos AudioGen e MusicGen são os responsáveis por criarem diretamente o som, enquanto o modelo EnCodec comprime o som final para obter um resultado de alta qualidade.

Esta ferramenta encontra-se direcionada para produtores e criadores de conteúdos, uma vez que permite criar rapidamente pequenos sons que podem ser usados para os mais variados casos.

A Meta afirma ainda que o kit fornece todos os passos necessários para que os interessados possam começar a usar a tecnologia de imediato, embora esta possa ser expandida no futuro com a integração a outros modelos. No entanto, todos os conteúdos que se encontram a ser usados como modelos LLM para a tecnologia são da própria Meta, portanto encontram-se enquadrados sobre o mesmo formato open source – evitando possíveis casos de violação de direitos de autor.

exemplo de funcionamento da tecnologia de som da meta via IA

A Meta classifica o AudioCraft como uma forma de usar a IA para criar conteúdos de som mais facilmente e de forma intuitiva. Apesar de IA para criar conteúdos de texto e imagens ter vindo a evoluir consideravelmente, a Meta considera que a nível de sons ainda existe espaço para melhorias.

Apesar de se encontrar disponível em formato aberto, a Meta afirma que o AudioCraft ainda se encontra focado para utilizadores com conhecimentos técnicos e para investigações, sendo que exige um certo conhecimento para poder ser corretamente usado.

Além disso, a tecnologia ainda se encontra a dar os primeiros passos, e existe espaço de melhorias para o futuro, algo que meta também antecipa que venha a acontecer.