Microsoft confirma fim de vendas do Azure Kinect Developer Kit
Quando a Microsoft revelou o Kinect para a Xbox 360, pensava ter encontrado uma forma revolucionária de controlo dos dispositivos, usando movimentos para a tarefa. As vendas dentro da consola foram certamente expressivas, tanto que a empresa decidiu mais tarde lançar a plataforma também para o Windows.
No entanto, quando chegou na Xbox One, viria a ser alvo de criticas por se integrar diretamente na consola, tanto que a empresa deixou de fornecer o Kinect com as unidades à venda. Eventualmente, a produção do Kinect viria a ser descontinuada em 2017.
Mas isso não quer dizer que a empresa tenha deixado de lado a ideia, tendo em 2018 revelado o Project Kinect for Azure, uma ideia que pretendia integrar a tecnologia para um formato mais profissional. Esta tecnologia viria a ser integrada no HoloLens 2.
Para ajudar os programadores a criarem as suas aplicações para a tecnologia, a empresa lançou em 2019 o Azure Kinect Developer Kit. No entanto, agora a empresa confirma que vai deixar de lado as vendas deste produto.
Em comunicado, a empresa não refere os detalhes que levaram a esta decisão, mas é indicado que irá licenciar a tecnologia a terceiros, portanto é possível que a mesma venha a surgir como parte de outras entidades no futuro.
Apesar de a empresa deixar de vender os Azure Kinect Developer Kit, quem tenha adquirido os mesmos ainda os pode continuar a usar na normalidade, uma vez que o software necessário para este vai continuar disponível.