Microsoft deixa escapar ferramenta interna para ativar funcionalidades do Windows 11
A Microsoft começou esta semana com o seu evento Bug Bash, focado para utilizadores no programa Insider testarem algumas das novidades do Windows 11, e poderem reportar falhas e bugs nas mesmas diretamente para a Microsoft.
No entanto, durante o evento, a empresa deixou escapar mais do que queria. A descoberta foi inicialmente feita pelo utilizador da X “Xenopanther”, onde numa das tarefas a empresa indicava os utilizadores para descarregarem uma aplicação, conhecida como “StagingTool”.
No entanto, esta ferramenta não deveria ter sido indicada publicamente. Isto porque trata-se de uma ferramenta interna da Microsoft, que é usada para ativar rapidamente funcionalidades escondidas do Windows – e deveria ser usada apenas por funcionários da empresa.
A ferramenta possui similaridades com a ViVeTool, mas conta com algumas configurações especificas que permitem realizar mais do que a anteriormente indicada. Esta ferramenta permite, além de ativar funcionalidades escondidas no Windows, contornar os testes A/B da empresa e ativar funcionalidades em dispositivos que não seriam compatíveis com as mesmas.
A ferramenta é usada durante o desenvolvimento do Windows 11, e não deveria ter sido colocada na documentação da empresa. Apesar de ter sido rapidamente removida, isso não impede que a mesma esteja agora a ser distribuída pela internet.
No entanto, para quem vá procurar a mesma, é recomendado cuidado. Isto porque podem surgir versões modificadas da aplicação que podem realizar tarefas maliciosas no sistema.