Microsoft pretende revolucionar o Paint com Inteligência Artificial
O Windows 11 tem vindo a integrar novas funcionalidades focadas em Inteligência Artificial, como é o caso do Windows Copilot. No entanto, parece que a Microsoft pretende ir ainda mais longe.
De acordo com o portal Windows Central, a empresa encontra-se a ponderar integrar funcionalidades de IA para algumas das suas aplicações nativas no Windows 11, onde se destaca o Paint, Fotos, Captura de ecrã e app da Câmara.
A ideia da empresa será integrar algumas capacidades de IA nas aplicações nativas do Windows, para melhorar a tarefa de criação de conteúdos. No exemplo do Paint, a empresa pode adotar um sistema onde os utilizadores podem, rapidamente, criar imagens para usarem dentro da aplicação.
A ideia seria algo similar ao Bing Image Creator, mas focado para uso direto com o Paint e dentro do Windows. Isto poderia revelar-se uma verdadeira revolução para o Editor mais antigo do Windows – uma das maiores mudanças de sempre no mesmo.
Quanto à aplicação de Fotos, a IA poderia ser usada para identificar objetos ou pessoas, e para melhor ajudar a encontrar e organizar os conteúdos. Isto é algo que se encontra em serviços como o Google Fotos, onde existe um sistema de reconhecimento de caras e de objetos, que permite ajudar na pesquisa.
A ideia seria aplicar o mesmo, mas na app nativa de fotos do Windows 11.
Por fim, a empresa pretenderia ainda integrar suporte para OCR na funcionalidade de captura de ecrã do Windows 11, o que iria permitir identificar texto das imagens, e rapidamente copiar o mesmo para outras fontes.
A ter em conta que, para já, todas as informações partem apenas de rumores, e ainda não existe uma confirmação oficial da empresa para tal. Mas tendo em conta a aposta que a Microsoft tem feito em IA, não seria de estranhar ver estas ideias a serem colocadas na prática.