Novas revelações sobre USB-C no iPhone 15 apontam entrada que pode ser limitada
Durante os últimos tempos temos ouvido vários rumores sobre a futura geração do iPhone, que se acredita vai finalmente contar com entradas USB-C, seguindo a lei que se encontra a preparar para a União Europeia.
No entanto, a empresa pode vir a optar por uma medida para esta entrada que não vai certamente agradar a todos, ou até às próprias entidades. O leaker Majin Bu confirmou recentemente que o iPhone 15 vai, efetivamente, contar com uma entrada USB-C como padrão de carregamento e de transferência de dados.
No entanto, a entrada vai contar com um chip dedicado, que atualmente é conhecido apenas como 3LD3, e que se acredita vir a ser usado para a encriptação de dados e segurança na transferência dos mesmos.
No entanto, este chip pode também vir a ser usado como a forma de garantir que os cabos usados no dispositivo são certificados pela Apple. Os rumores indicam faz algum tempo que a Apple encontra-se a preparar uma nova certificação, para os seus cabos USB-C. Com esta certificação, os cabos que tenham sido aprovados pela empresa (e possivelmente, onde se tenha pago mais para tal) podem tirar total proveito da ligação.
Os restantes, apesar de funcionarem, podem ter limitações, o que inclui suporte a velocidades de carregamento inferiores ou velocidade de transferência de dados limitada.
Esta medida pretende ser uma das formas da Apple ainda manter algum controlo sobre a entrada, mas ao mesmo tempo foi algo que a Comissão Europeia já indicou que não é permitido sobre a nova legislação.
Limitar a entrada sobre certos cabos pode acabar por ir contra as novas leis aplicadas na União Europeia, o que pode continuar a trazer problemas para a Apple. Mas, para já, todos os detalhes conhecidos partem apenas de rumores.
A Apple espera-se que venha a apresentar o novo iPhone 15 durante o mês de setembro, num evento dedicado da empresa.