OpenStreetMap celebra o seu 19º aniversário
O OpenStreetMap, uma das plataformas alternativas ao Google Maps, encontra-se a celebrar o seu 19º aniversário. A plataforma criada com o objetivo de fornecer um mapa global aberto e gratuito está de parabéns, tendo atingido um novo marco na sua história.
A plataforma foi originalmente criada em 2004, por Steve Coast, com a ideia de criar um mapa global que fosse gratuito, aberto e capaz de ser editado por qualquer um. Nesta altura, o acesso a sistemas de mapas era muitas vezes limitado ou tinha custos bastante elevados para a grnade maioria.
A ideia seria criar uma plataforma onde qualquer um pudesse colocar os seus mapas, e editar os mesmos em comunidade. Basicamente, a ideia foi retirada à da Wikipédia, mas focada para mapas.
Desde então, apesar de todas as alternativas que surgiram, o OpenStreetMap continua a ser uma solução única e bastante usada. Em 2005 o projeto começou a ganhar bastante destaque pela internet, e desde então tem sido sempre a aumentar.
Atualmente a plataforma é um dos maiores projetos de mapas open source, traduzido para mais de 50 idiomas diferentes, e com milhares de colaboradores em todo o mundo. Encontra-se ainda disponível via API para milhares de sites na internet, que o usam para os mais variados fins – e ao contrairo de soluções como as do Google Maps, sem limites.
A plataforma encontra-se agora a trabalhar para os projetos do futuro, de forma a manter o serviço gratuito e ativo para todos.